Gilvania do Monte
CapaCapa TextosTextos ÁudiosÁudios FotosFotos PerfilPerfil Livros à VendaLivros à Venda Livro de VisitasLivro de Visitas
Textos

Como localizar o sujeito numa oração



Nem sempre o sujeito vem no início da oração.  Ele pode aparecer no início, no meio ou até mesmo no final da oração.  Vejamos:



*Caiu no chão o menino.


Eis a pergunta: QUEM caiu?  A resposta é o sujeito: o menino.  Vejam que o sujeito veio no final da oração.  Quando acontece de o predicado vir antes do sujeito, dizemos que a oração está na ordem inversa.  A ordem direta da oração acima seria:

O menino *
caiu no chão.

O sujeito também pode vir no meio da oração. 
Vejamos:

Quase sempre eu *
saio de casa à noite.

Fazendo-se a pergunta (QUEM sai?), localizamos o sujeito, que, no caso, é a primeira pessoa do singular (eu).  Todo o resto da oração é predicado.

Portanto, para que se localize o sujeito de uma maneira eficaz, é de extrema importância que se localize primeiramente o verbo daquela oração, para que se faça a pergunta 'o que' ou 'quem' ao verbo.

Mas, se você fizer as perguntas 'o que' ou 'quem' ao verbo e não obtiver resposta, é porque a oração não tem sujeito.

Ontem *
choveu muito.

Neste caso, não se pode fazer as tais perguntas ao verbo chover: quem choveu ou o que choveu.  A não ser em casos como estes:


*Choveram comentários durante a palestra.

Aí sim: o que choveu durante a palestra?  Resposta: comentários, que é o sujeito.  Todo o resto é predicado.


*verbo da oração.
Gilvania do Monte
Enviado por Gilvania do Monte em 01/01/2012
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.


Comentários